Dissertação é abordar (tratar) de um problema social. Mostrar um problema social qualquer e mostrar possíveis soluções, o nome disso é “dissertas”. Neste tipo de redação as autoridades procuram duas coisas no candidato, a saber:
Esta redação não pode ter mais de 5 e nem menos de 4 parágrafos. Ou é de 4 ou é de 5 parágrafos. E as linhas são acerca de 20. Podendo ser de 18 a 22.
Familiarize com os cinco elementos de uma Redação Dissertativa: Tema, Título, Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
É um assunto vasto proposto pelos organizadores da redação. Veja os exemplos de temas: “A Corrupção no Brasil” “Prostituição Infantil” “Guerras na América Latina”.
É a parte (um pedaço) do tema, o assunto vasto. Este já é estipulado pelo candidato, ou o autor da redação. Vejam alguns exemplos de títulos: “A Corrupção em Minas Gerais” “Prostituição Infantil no Brasil” “Guerras do Paraguai”. Lembre-se, elaboramos uns exemplos simples, lá na prova pode vir uma forma mais complexa. Mas, se preocupe, usa a sua criatividade.
É um parágrafo contendo acerca de 5 períodos (frases):
O 1º período (ou frase) enriquece os detalhes sobre o título (podendo ter mais uma frase).
Vejam alguns exemplos da primeira parte, ou da primeira frase de uma introdução: “A Corrupção em Minas Gerais é muito cruel e vergonhosa” “A Prostituição Infantil no Brasil vitima as nossas crianças” “A Guerras do Paraguai Dizimou milhares de pessoas, deixando muitas mulheres vivas, muitos filhos órfãos e muitos pais sem filhos.”
O 2º período (ou frase) apresenta o 2º parágrafo:
Vejam alguns exemplos, da segunda frase de uma introdução: “O que é a corrupção em Minas Gerais?”, “O que é prostituição infantil no Brasil?”, “O que é a guerra do Paraguai?”
O 3º período (ou frase) apresenta o 3º parágrafo:
Veja alguns exemplos da terceira frase de uma introdução: “Consequências da corrupção no Brasil”, “Consequências da prostituição infantil no Brasil”, “Consequências da guerra do Paraguai”.
Caso, opta em fazer uma redação de 5 parágrafos, faça mais um período, o 4º, apresentando, o 4º parágrafo.
Vejam alguns exemplos de introdução de uma redação dissertativa:
(a) “A Corrupção em Minas Gerais é muito cruel e vergonhosa. Neste trabalho serão tratados os seguintes pontos: O que é a corrupção em Minas Gerais? E a Consequências da corrupção em Minas Gerais”
(b) “A Prostituição Infantil no Brasil vitima as nossas crianças. Neste trabalho serão tratados os seguintes pontos: O que é a prostituição infantil no Brasil? E a Consequências da prostituição infantil no Brasil”
(c) “A Guerras do Paraguai Dizimou milhares de pessoas, deixando muitas mulheres vivas, muitos filhos órfãos e muitos pais sem filhos. Neste trabalho serão tratados os seguintes pontos: O que é a guerra do Paraguai? E Consequências da guerra do Paraguai”.
O desenvolvimento de uma redação dissertativa tem, no mínimo 2 e no máximo 3 parágrafos. Ou é 2, ou é 3.
Onde o 1º apresenta o problema;
O 2º apresenta as consequências (e talvez a possível solução do problema);
E em caso de fazer um desenvolvimento de 3 parágrafos, no mesmo, contém a possível solução do problema.
Vejam alguns exemplos de desenvolvimentos de uma redação dissertativa:
Consequentemente, em muitos lugares as pessoas vivem em condições suburbanas. Onde falta: Escolaridades qualificadas; Pavimentações; Rede de esgotos. E a saúde é precária. São inúmeras crianças e idosos sem tratamentos e muitas pessoas morrem por esses motivos.
E por esse motivo, aumenta drasticamente a gravides na adolescência, portadores de doenças venéreas, e a morte precoce. E esse fator enriquece os demais crimes, como drogas, roubos, furtos e assassinatos.
Consequências: O Paraguai era o país mais rico e estudioso da América Latina, passou a ser um dos mais pobres; Nesse período a mortandade, a fome, a miséria, e o desespero predominaram em esses quatro pais.
Neste ultimo parágrafo, contem um apelo, para os leitores experimentar esta possível solução do referido problema.
Vejam exemplos de conclusão:
“Quem sabe se houvesse mais seriedade nos candidatos á politica brasileira, e sérias fiscalizações não combatiam a Corrupção em Minas Gerais e no Brasil?”
“A união da política com: as famílias, os profissionais da educação e os profissionais de proteção da criança e do adolescente, poderia combater a Prostituição Infantil no Brasil”.
“A Guerras do Paraguai poderia ser evitada, caso os respectivos governantes se portassem como seres humanos educados. Porque nada justifica a quantidade de mortos”.
Vejam como ficou:
Tema: “A Corrupção no Brasil”
Título: “A Corrupção em Minas Gerais”
(Introdução) “A Corrupção em Minas Gerais é muito cruel e vergonhosa. Neste trabalho serão tratados os seguintes pontos: O que é a corrupção em Minas Gerais? E Consequências da corrupção em Minas Gerais.”
(Desenvolvimento): Segunda o Jornal Nacional a corrupção em Minas Gerais se trata da subtração de dinheiro público por políticos corruptos, através de: Desvio de verbas; Alto-faturação, por meio de licitações fraudulentas; E propinas.
Consequentemente, em muitos lugares as pessoas vivem em condições suburbanas. Onde falta: Escolaridades qualificadas; Pavimentações; Rede de esgotos. E a saúde é precária. São inúmeras crianças e idosos sem tratamentos e muitas pessoas morrem por esses motivos.
(Conclusão): “Quem sabe se houvesse mais seriedade nos candidatos á politica brasileira, e sérias fiscalizações não combatiam a Corrupção em Minas Gerais e no Brasil?”
“Prostituição Infantil”
“Prostituição Infantil no Brasil”
A Prostituição Infantil no Brasil vitima as nossas crianças. Neste trabalho serão tratados os seguintes pontos: O que é a prostituição infantil no Brasil? E Consequências da prostituição infantil no Brasil.
Segundo a Revista Veja, a prostituição infantil no Brasil tem agravado muito ultimamente. A falta de escolaridade, religião e estrutura moral familiar, tem levado crianças e adolescentes as BRs, aos postos de combustíveis e aos semáforos venderem os seus tenros corpos.
E por esse motivo, aumenta drasticamente a gravides na adolescência, portadores de doenças venéreas, e a morte precoce. E esse fator enriquece os demais crimes, como drogas, roubos, furtos e assassinatos.
A união da política com: as famílias, os profissionais da educação e os profissionais de proteção da criança e do adolescente, poderia combater a Prostituição Infantil no Brasil.
“Guerras na América Latina”
“Guerras do Paraguai”
A Guerra do Paraguai Dizimou milhares de pessoas, deixando muitas mulheres vivas, muitos filhos órfãos e muitos pais sem filhos. Neste trabalho serão tratados os seguintes pontos: O que é a guerra do Paraguai? E Consequências da guerra do Paraguai.
Segundo a história, a Guerra do Paraguai foi um confronto do Brasil, Uruguai e Argentina, contra o Paraguai. O motivo, ainda segundo a história, o Paraguai queria tomar posse de parte de terras de cada um dos três países aliados. A duração da guerra foi de cinco anos. Onde o Paraguai foi derrotado.
Consequências: O Paraguai era o país mais rico e estudioso da América Latina, passou a ser um dos mais pobres; Nesse período a mortandade, a fome, a miséria, e o desespero predominaram em esses quatro pais.
A Guerra do Paraguai poderia ser evitada, caso os respectivos governantes se portassem como seres humanos educados. Porque nada justifica a quantidade de mortos.
Dr. João Domingos Soares de Oliveira
2018
|
1 |
PUBLICAÇÃO DE LIVROS
Atenção, Escritores Iniciantes “Prestamos todo trabalho editorial” Correção ortográfica e gramática, Leitura crítica, Diagramação, Registro no ISBN, Publicação, Dicas para o lançamento do livro e etc.
FORMAÇÃO DE ESCRITORES
Oferecemos a todos os interessados o magnifico Curso de Formação de Escritores.
Onde o formando receberá: Diploma, Histórico e Credencial.
Neste curso é incluso todo o acompanhamento da publicação do primeiro livro, com direito ao registro no ISBN.